Startups selecionadas pelo Desafio de Inovação Aberta apresentarão soluções na 30ª Mercopar
Desafio proposto pelo Sebrae RS, Instituto Hélice, SIMECS e Sesi integra a programação do Palco Like a Boss do Salão de Inovação
Aproximar soluções inovadoras de problemas comuns das MPEs. Esse foi o objetivo do Desafio de Inovação Aberta para as MPEs, proposto pelo Sebrae RS, Instituto Hélice, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) e Sesi. As apresentações das soluções será no dia 06 de outubro, a partir das 13h30, Palco Like a Boss do Salão de Inovação, durante a 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial. As instituições promotoras da iniciativa são atores do Ecossistema Local de Inovação de Caxias do Sul, que busca conectar os processos de inovação já validados e que possam ser facilmente conectados à realidade das Micro e Pequenas Empresas, melhorando seus resultados.
Para o gestor de Projetos de Inovação do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer, o desafio surgiu da necessidade de popularizar ações de inovação aberta. “Isso irá proporcionar ganhos rápidos e melhora dos resultados para as micro e pequenas empresas e, também, demonstra que a inovação pode ser simples e que não está restrita às grandes empresas”, ressalta. Segundo o diretor executivo do Instituto Hélice, Thomas Job, “a escolha das áreas permitiu cobrir uma gama mais completa de situações que ocorrem dentro das empresas, proporcionando que mais empresas possam encontrar nas soluções os meios de alavancar seus negócios.”
As demandas do desafio foram identificadas por meio de uma pesquisa realizada pelo SIMECS. De acordo com o gestor de Projetos do sindicato, Renan Leal, a importância do Desafio é mostrar que já há propostas no mercado para as demandas do setor. “O mais importante é demonstrar para os empresários que suas necessidades são comuns, e que muitas vezes já existem soluções prontas que atendem essas necessidades comuns”, afirma.
O desafio buscou soluções em 3 diferentes áreas de negócio, que tiveram as seguintes startups selecionadas:
Gestão Industrial – gestão do processo produtivo, planejamento, programação e controle da produção, gestão de peças em produção, pedidos acabados, ordens de produção, rastreabilidade de MP. As empresas selecionadas foram iCertus e BTI Estratégica;
Marketing, Comercial e Vendas – gestão do portfólio de produtos, clientes, pedidos, oportunidades de vendas, canais de atendimento, follow ups de atendimentos ou de interação com clientes e potenciais clientes, predição de pedidos. BIMachine e Atendare foram as startups escolhidas da área;
Recursos Humanos – solução, software, método para maior assertividade nos processos de recrutamento e seleção objetivando redução de custos com treinamentos e turnover. Para o RH, foram selecionadas as organizações Kretos e Zuna Estágios.
Protocolos de segurança sanitária
Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira industrial presencial realizada no país cumprindo todos os protocolos para a sua realização em meio a pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 contará com rígidos protocolos de segurança sanitária durante o evento. Saiba mais aqui.
Promovida pelo Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A maior feira de inovação e negócios da América Latina bateu recorde em 2020, com R$ 128 milhões em negócios gerados para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups.
A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://bit.ly/Credenciamentomercopar, evitando aglomerações. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios. A programação da Feira também poderá ser acompanhada pela plataforma digital, pelo link https://www.mercopardigital.com.br.
Pingback: Varejo ganha centro de inovação com laboratório para pesquisas - Inteligência e Inovação