Acredite, mas o Windows, lançado na década de 1980, perdeu pela primeira vez em quase quatro décadas a liderança no que diz respeito a sistema operacional utilizado. O software da Microsoft foi superado pelo Android, do Google, segundo dados da StarCounter.

De acordo com o levantamento da empresa, que analisa computadores, notebooks, tablets e smartphones, o Android estava em 37,93% dos aparelhos, enquanto o Windows equipava 37,91% deles.

Presidente-executivo da StarCounter, Aodhan Cullen acredita que o resultado é um marco histórico na história da tecnologia e o fim da era de domínio da Microsoft, e um crescimento colossal do Android.

“Marca o fim da liderança da Microsoft em todo o mundo do mercado de sistemas operacionais, que já dura desde os anos 1980. Também representa uma maior ruptura para o Android, que tinha apenas 2,4% do uso de internet no mundo há cinco anos.”

O avanço do smartphone, que é o aparelho conectado mais usado para acessar a internet, foi um dos fieis da balança para a mudança de cenário no contexto geral, ainda que o Windows seja o sistema mais utilizado em computadores e notebooks.

Ásia prefere o Android

Ainda de acordo com os registros da Starcounter, a predileção dos asiáticos pelo Android também foi um influenciador, já que o sistema do Google está em 52,2% dos aparelhos, enquanto a fatia do Windows é de 29,2%. Na América do Norte e Europa, no entanto, o principal serviço da Microsoft ainda é o mais usado.