Avanços técnicos transformam o mundo jornalístico
Novas tecnologias como drones podem capturar eventos de outra forma na ausência da presença física do jornalista
Graças a inovações no mundo tecnológico, situações perigosas que antes não seriam acessíveis para jornalistas agora podem ser acompanhadas como se alguém estivesse presente. Com a utilização de drones, que filmam acontecimentos de cima, essas transmissões são vistas de uma perspectiva completamente nova. Com isso, muitos jornalistas estão começando a usar este equipamento e técnicas com vídeos panorâmicos para capturar notícias de uma forma mais eficiente.
Essas técnicas permitem que jornalistas produzam imagens que trazem fatos que estavam afastados para perto da situação, como se eles também estivessem lá. As imagens ampliam a realidade dos acontecimentos e os tornam impossíveis de ignorar. Um exemplo notável em que essa tecnologia foi usada a esse efeito foi com a crise dos refugiados. Na Síria um drone foi lançado por cima das ruas destruídas da cidade de Homs, que permitiu o público a ver a catástrofe na sua real escala.
A facilidade do uso dos drones é incomparável: eles são baratos, praticamente invisíveis e bem mais fáceis de usar do que helicópteros. Além disso, as câmeras voadoras expandiram as possibilidades dos fotógrafos, jornalistas e paparazzi. Agora, assim como o governo e os serviços de inteligência, o público tem “olhos no céu”.
Fonte: Sputnik News