Inovações

Baía de Guanabara terá programa de aceleração de negócios de impacto socioambiental positivo

Programa Natureza Empreendedora quer potencializar os benefícios gerados ao meio ambiente e à sociedade em 17 municípios da região hidrográfica da Baía de Guanabara. As iniciativas contarão com capacitação e mentoria gratuitas. Ao final, os três negócios mais bem avaliados serão premiados

Empreendedores de negócios de impacto socioambiental positivo nos 17 municípios que compõem a região hidrográfica da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, têm a oportunidade de participar do programa de aceleração Natureza Empreendedora, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com execução do Sebrae-Rio. Esta é a primeira edição realizada na região, que selecionará até 15 negócios para receberem capacitação e mentoria gratuitas para amadurecerem seus processos. Ao final do programa, os três mais bem avaliados receberão premiação em dinheiro.

“A região hidrográfica da Baía de Guanabara tem grande potencial para o desenvolvimento de negócios que contribuam para a conservação da natureza e a preservação da biodiversidade. Nosso objetivo é fortalecer os empreendedores que já estão trilhando caminhos inovadores e sustentáveis, mas que precisam de um incentivo para estruturar melhor suas empresas e ampliar o alcance de suas iniciativas”, explica Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.

Podem participar do processo de seleção, aberto nesta terça-feira, 17 de agosto, negócios que tenham como propósito resolver ou contribuir com alguma questão socioambiental e que gerem impacto positivo na conservação da biodiversidade. As inscrições seguem até 29 de agosto pelo site https://conteudos.rj.sebrae.com.br/natureza-empreendedora 

Segundo Carla Panisset, coordenadora de Comunidade do Sebrae Rio, o Programa Natureza Empreendedora, que vai auxiliar os empreendedores que buscam aliar o lucro à conservação da Baía de Guanabara, será uma oportunidade para os negócios de impacto socioambiental e também para toda a população fluminense, que se beneficiará das soluções aceleradas.

Podem se inscrever negócios que tenham sede ou atuação em pelo menos um dos seguintes municípios: Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, ltaboraí, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Tanguá.

Mapeamento revelou desafios

O Natureza Empreendedora é mais uma iniciativa com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável a partir de formas inovadoras de conservação da biodiversidade na região hidrográfica da Baía de Guanabara. Em julho deste ano, a Fundação Grupo Boticário lançou, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Instituto Humanize e o Sebrae Rio, o 1º Mapa de Negócios Sustentáveis na Baía de Guanabara.

O estudo identificou 69 empresas que geram impacto socioambiental positivo na região, contribuindo para a conservação da biodiversidade, segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha. A maior parte dos empreendimentos está em fase inicial de maturidade, alguns ainda no desenvolvimento de ideias, protótipos, pilotos e organização. Apenas 8% dos negócios já estão nas fases de pré-escala ou escala, etapas mais avançadas e de maior maturidade dos negócios. 

“Ao mesmo tempo em que revela o potencial de desenvolvimento em diferentes cadeias de valor, o mapa mostra que esses empreendedores precisam de apoio para decolar”, constata Karam. “E justamente neste momento eles precisam de planejamento, orientação e investimento externo para que se estabeleçam. Quanto mais negócios sustentáveis maduros existirem, mais chances teremos de gerar desenvolvimento, lucro e empregos a partir da conservação da natureza”, analisa. O mapeamento está disponível no site da Fundação Grupo Boticário.

Oportunidade para pequenas empresas e startups

O programa de aceleração é voltado a empreendedores que atuam em setores como turismo sustentável; pesca, aquicultura e maricultura sustentáveis; agricultura, pecuária e manejo florestal sustentáveis; produtos e serviços sustentáveis; e saneamento. Entre os critérios considerados para a seleção para o Natureza Empreendedora, além do impacto positivo para a conservação da natureza, estão o envolvimento de comunidades locais, o potencial de crescimento e a geração de receita pelos negócios. 

Durante três meses de programa, os empreendedores selecionados terão a oportunidade de participar de workshops on-line e encontros individuais de mentoria e consultoria. Nesses encontros, as maiores dificuldades de cada negócio serão identificadas e um plano de ação para melhorá-las será estruturado. Nos workshops, serão abordados temas como Canvas C, tese de impacto, a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no negócio, marketing digital, entre outros.

Nas mentorias e consultorias individuais, os negócios também serão acompanhados por especialistas com experiência em empreendedorismo para conduzi-los rumo aos resultados esperados e para solucionar questões específicas. Os três negócios que mais se destacarem ao final do processo serão premiados com R$ 10 mil para o primeiro colocado e R$ 5 mil para o segundo e terceiro lugares.

Sobre o programa

Lançado em 2019, o Natureza Empreendedora foi estruturado a partir da identificação do potencial de desenvolvimento de negócios sustentáveis aliados à conservação da Mata Atlântica. Nos primeiros dois ciclos do programa, a iniciativa foi direcionada a empreendedores de municípios paranaenses. Em 2021, o programa ampliou seu alcance para negócios nos 50 municípios da Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, que se estende por parte do litoral e Serra do Mar dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Neste semestre, chega também ao Estado do Rio de Janeiro.

SERVIÇO 

Programa Natureza Empreendedora – Rio de Janeiro

Inscrições: de 17 a 29 de agosto de 2021

Formulário, edital e mais informações: https://conteudos.rj.sebrae.com.br/natureza-empreendedora

Um comentário sobre “Baía de Guanabara terá programa de aceleração de negócios de impacto socioambiental positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *