Projeto Jacquard, lançado pelo Google e Levi’s, será lançada esse ano

Anunciado pelas empresas Google e Levi’s, a jaqueta jeans Commuter Trucker é feita por um tecido condutor, que permite ao usuário controlar seu smartphone por meio de gestos. Um exemplo disso se dá pelo fato de que a pessoa pode pausar uma música apenas tocando duas vezes no pulso.

Essa tecnologia consiste em quatro partes: a peça de roupa, a tira do tecido Jacquard no punho, a tag jacquard  e um componente flexível de plástico que é preso na jaqueta. Ele é removível, assim é possível lavar a peça sem danificá-lo.

O dispositivo conta com uma antena Blutooth, que ficapareada com o smartphone e uma bateria que pode durar até dois dias. Há também um LED que se ilumina para avisar quando a bateria foi totalmente carregada, além dealertar sobre mensagens  e notificações do celular.

Apesar de não estar totalmente pronto e não ter todos os gestos definidos, o aplicativo já mostra seu potencial. Ele permite controlar música, saber o horário atual, atender ou recusar chamadas.

A jaqueta será o primeiro produto comercial do projeto Jacquard, criada pelo ATAP, do Google. Ela será lançada no quarto semestre deste ano, por 350 dólares.