O Google, nesta quarta-feira (17), anunciou diversas novidades, entre elas o Android O, nova versão de seu sistema operacional para dispositivos móveis, que roda dois aplicativos ao mesmo tempo na tela e que oferece proteção de aplicativos inseguros. A divulgação aconteceu durante conferência do Google para desenvolvedores da empresa e tem uma explicação: alavancar ainda mais o número de programas baixados na plataforma.

Como manda a tradição, o novo Android, que também terá uma ferramenta para otimizar a memória interna de celulares limitados, deve homenagear alguma guloseima. A primeira versão do teste já está disponível e possui, inclusive, suporte com uma nova linguagem de programação.

Entre outras inovações anunciadas na conferência estão: o Assistente Google, assistente pessoal da companhia, que será lançado para iPhone e passará a ser oferecida em português até o verão do hemisfério norte e o Google Lens, uma nova inteligência artificial que capacita a câmera do Android a ler e interpretar o que estiver vendo.