Empreendedorismo

José Roberto Colnaghi explica a trajetória de sucesso do Grupo Asperbras

A história do Grupo Asperbras começou em 1966, com uma pequena loja de implementos agrícolas, localizada na cidade de Penápolis (SP). Na época batizada com o nome da família do fundador, Francisco Colnaghi, a empresa trilhou um longo caminho até o momento atual. “Foi uma trajetória de sucesso, que a transformou em um dos maiores grupos empresariais brasileiros, com cerca de 5.000 colaboradores, no Brasil, na Europa e na África”, diz José Roberto Colnaghi , presidente do Conselho de Administração da Asperbras.

Hoje, o Grupo é administrado pelos irmãos José Roberto Colnaghi e Francisco Carlos Jorge Colnaghi. Após o falecimento do fundador, o nome da empresa – já reconhecida no mercado por sua fábrica de tubos de PVC para a irrigação – mudou para Asperbras (1985). Além de comercializar implementos, iniciou a fabricação de tubos e conexões, utilizados na irrigação de lavouras.

Atualmente, a empresa atua em diversos setores. Além dos tubos e conexões em PVC e por Rotomoldagem, existem também os setores de tecnologia industrial e construção; geologia e mineração; indústria alimentícia; empreendimentos imobiliários; concessionárias de veículos; energia por biomassa; programas sociais e painéis de madeira certificada.

José Roberto Colnaghi explica que a atuação em diversas áreas foi uma decorrência do relacionamento com as pessoas, estabelecido por seus acionistas desde o início. Isso lhes garantiu o entendimento rápido das situações e, especialmente, das necessidades, sejam das empresas, dos governos ou das pessoas.

Em 2018, o Grupo Asperbras teve grandes realizações, como a inauguração do seu maior empreendimento, a GreenPlac,  fábrica de MDF (madeira certificada), em Água Clara (MS). Também foram adiantadas as obras da nova fábrica da indústria de laticínios Bonolat (site da fabrica) em Penápolis (SP) e, ainda, ocorreu a inauguração da Abitte, uma aposta na retomada do crescimento do setor imobiliário.

A preocupação do Grupo em relação às questões ambientais pode ser identificada em todos os projetos. Na fábrica GreenPlac, de MDF, a Asperbras conseguiu implementar uma ideia antiga e produzir toda a energia consumida na  empresa por meio de uma usina termelétrica, que funciona a partir de biomassa. Também pertencente ao Grupo, a UTE Antônia (link para matéria da Usina de Guarapuava) produz energia limpa a partir de madeira da própria fábrica. Produz energia limpa por meio de um sistema autossuficiente.

Além da preocupação ambiental, diz Colnaghi, o Grupo Asperbras tem seus olhos voltados para questões sociais. A Fundação Nelly Jorge Colnaghi – que leva o nome da mãe dos atuais sócios – atende mais de 240 crianças em Penápolis há quase 17 anos. Eles ainda ajudam o Hospital de Câncer de Barretos (SP) e iniciativas que buscam preservar o meio ambiente, como a organização não governamental Flora Tietê.

O sucesso da empresa se deu de um modo teoricamente simples.  Comprar e pagar, respeitar o combinado. Isso é o que é feito até hoje, tendo controle da empresa, com pessoas especialistas no assunto, cada um focado em seu setor. Prestigiando e incentivando colaboradores. No processo, para ver como funcionava, José Roberto Colnaghi já trabalhou com trator, esteira, caminhão, de A a Z, para conhecer os processos e poder contribuir. Os dois irmãos estiveram sempre intensamente envolvidos no desenvolvimento das áreas e o que mais os estimula é ver o resultado de todo esse trabalho.

José Roberto Colnaghi, Presidente do conselho Administrativo da Asperbras, explica o sucesso da empresa por meio de uma combinação de trabalho, humildade e respeito ao próximo, fórmula herdada do pai. “Nós trabalhamos para manter o lucro sem prejudicar o fornecedor e o cliente”, diz.

 

14 thoughts on “José Roberto Colnaghi explica a trajetória de sucesso do Grupo Asperbras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *