Amantes do sol e mar e que se interessam em aprender a praticar o stand up paddle  ganharam um novo aliado. A prancha tem peso máximo de 18 quilos. Leve e de grande resistência, é fabricada em polipropileno pela Asperbras Rotomoldagem, empresa que tradicionalmente produz carriolas para a construção civil e cochos para alimentação animal, entre outros itens ligados ao agronegócio.

A empresa resolveu apostar em outro nicho ao aliar-se à Freeport Sports, que atua na área de material esportivo. Logo de início, a parceria lançou o caiaque Gamefish, vencedor do prêmio design do Museu da Casa Brasileira em 2018 na categoria Produto-Inovação. A prancha Supsurf, que chega ao mercado em 2019, também pretende inovar e conquistar o crescente mercado dos praticantes de esportes náuticos. “A inovação está no DNA de nossa empresa e esteve presente nos 50 anos em que atuamos em diversos segmentos”, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do conselho do Grupo Asperbras.

Dados do mercado esportivo estimulam os lançamentos para os esportes náuticos. Uma pesquisa da Sports and Fitness Industry Association indica que a prática do stand up  cresceu  120% nos últimos anos. O estudo dá a deixa para o surgimento de novos itens, focados no público de neófitos no esporte. É justamente o caso da  Supsurf , que oferece facilidade de manuseio e baixa manutenção. A prancha mede 3,2m de comprimento por 0,76m de largura. Pode transportar até 80kg. Tem peso total inferior a 18kg. Segundo o fabricante, seu foco reside nas escolas de surf, locadores de materiais esportivos, resorts e clubes.

O Grupo Asperbras foi fundado há mais de 50 anos, na cidade de Penápolis (SP). Iniciou com uma revenda de implementos agrícolas e, posteriormente passou a fabricar tubos e conexões de PVC. Atualmente está presente nos setores de engenharia industrial, construção e incorporação imobiliária, produção de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia, com empresas instaladas na América do Sul, África e Europa.