Empresas com dificuldade para encontrar novos colaboradores, setores de RH gastando tempo analisando um número exorbitante de currículos e candidatos em busca de emprego sem receber retorno das organizações. Ao observar essa realidade, profissionais que já trabalhavam com Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Tecnologia pensaram e desenvolveram uma nova Startup. A Kretos surge como uma plataforma de recrutamento e seleção que utiliza a inteligência artificial para captar, classificar, avaliar e contratar novos colaboradores para as empresas otimizando o tempo, o custo e fornecendo as ferramentas para o processo se tornar mais assertivo.

Inteligência artificial

Conforme o gestor e desenvolvedor da Kretos, José Eduardo Tcharduk, a Startup contou com um investimento de R$ 3 milhões. “A plataforma foi pensada e testada com uma base sólida de dados, já tendo parcerias com universidades, entidades e associações das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil”, destaca Tcharduk. A Kretos existe há apenas 3 meses, mas sua inteligência artificial treina e trabalha com a análise de dados de um banco proveniente de 10 anos de tecnologia da Valorizza e de 25 anos de experiência com recrutamento e seleção da Inovarh.

Ao demonstrar interesse em trabalhar em uma das 16 empresas que utilizam o sistema da Kretos, o candidato já está dentro do banco de currículos da plataforma. Ele preenche os dados, responde a questionários, realiza testes e grava vídeos, para que o sistema possa filtrar seu perfil não somente conforme os pré-requisitos das vagas, mas também de acordo com as competências e valores das organizações. Para facilitar e agilizar o processo, tudo isso pode ser feito online, por celular ou computador. Desse modo, o candidato não fica sem retorno e as empresas têm a certeza de que as pessoas estão participando ativamente da seleção.

Experiência

Há dois meses, a Matvsul, empresa brasileira de soluções tecnológicas, utiliza a Kretos para realizar os processos de seleção e recrutamento da companhia. De acordo com a gerente de RH da instituição, Fabiane Bento, os custos e o tempo do processo de seleção de novos colaboradores na Matvsul diminuíram após a contratação da Kretos.

“Chamamos para a entrevista presencial somente os candidatos mais adequados a nossas expectativas. Se, antes, entrevistávamos vinte candidatos para uma vaga, hoje entrevistamos três e definimos um”, afirma a gerente. Ainda é cedo para estimar a assertividade da plataforma, mas, conforme Fabiane, o seu índice pessoal de satisfação com as novas pessoas contratadas através da Kretos é de 100%.

Kretos em números

3 milhões de reais em investimento
3 meses no mercado
10 anos de experiência e banco de dados da Valorizza
25 anos de experiência em recrutamento e seleção da Inovarh
16 empresas já utilizam a plataforma em Caxias do Sul e região
50% de otimização no tempo do processo de seleção e recrutamento (média)
35% de otimização no custo do processo de seleção e recrutamento (média)