Vem aí a máquina de fazer sorvete em cápsula
A LG demonstrou durante a SWSX 2019 uma nova máquina que utiliza o conceito das cafeteiras de cápsulas: trata-se da SnowWhite, que promete produzir sorvete em poucos minutos; a companhia a apresenta como uma companheira da cervejaria portátil HomeBrew, também presente no evento.
A LG não é a única fabricante a tentar importar o sucesso das cafeteiras de cápsulas, como as já consagradas pela Nestlé e Keurig, para facilitar a produção de alimentos mais complexos do que café. A Ambev possui uma máquina semelhante, a B.Blend, capaz de entregar bebidas quentes e geladas, de chás e refrigerantes a até mesmo drinks energéticos.
Os coreanos deram um passo além com a HomeBrew, que leva cerca de duas semanas para produzir cerveja, e é compatível com vários estilos e receitas. Já a SnowWhite está mais próxima das sorveteiras que já existem no mercado, mas utilizando a praticidade das cápsulas, e diferente da HomeBrew, a sobremesa fica pronta em minutos.
A máquina utiliza duas cápsulas por vez. Uma é o aroma, entre os dez disponíveis no evento, e a outra contém a fórmula da sobremesa, entre sete estilos diferentes: sorvete tradicional, sorbet (sem leite), sherbet (com menos leite), gelato, granita (uma “raspadinha” siciliana), frozen yogurt e frozen custard (que utiliza ovos). Há uma oitava cápsula, para limpeza.
A SnowWhite é operada através do display touch na parte da frente, e ela reconhece as cápsulas pelos códigos QR impressos nas tampas.
Infelizmente, a LG não levou uma unidade funcional para a SWSX 2019; o modelo presente é apenas para fins de exibição, e não realmente funciona, diferente da HomeBrew, que assim como na CES 2019, serviu cerveja para os presentes. Claro, há de se levar em conta que esta já trouxe a bebida pronta.
Segundo a fabricante, a SnowWhite ainda é um protótipo; a companhia não apresentou maiores informações sobre datas de lançamento ou preço final, e o mesmo pode ser dito da HomeBrew. Resumindo, a participação da LG no evento se resumiu a um “aguardem e confiem”, já que não dá para saber se a máquina de cerveja é realmente capaz de entregar o que promete, e a sorveteira não fazia nada além de posar para fotos.
Sendo realista, uma máquina como a HomeBrew é um passo interessante, mas entregar uma máquina que produz cerveja em cápsulas em até duas semanas, com qualidade não é uma tarefa simples. Já uma sorveteira como a SnowWhite é algo muito mais simples de realizar, e esta tem mais chances de fazer sucesso entre o público, desde que o preço não permaneça alto; afinal, as cafeteiras de cápsulas não eram nada baratas no início.