A desinformação gera conflitos

Contra notícias falsas, o Facebook faz novos testes de filtro na Alemanha

Atualmente, as redes sociais se tornaram um espaço muito além do compartilhamento de fotos, servindo como innntransmissor de notícias e informações.  Baseado nesta crescente, o Facebook está em testes de uma nova ferramenta para filtrar informações falsas, antes que as mesmas sejam publicadas. De acordo com o Financial Times, o projeto conta com a parceria da organização não comercial Correct!v, em Berlim, para checar as informações na Alemanha.

Nas últimas eleições federais dos Estados Unidos, em 2016, esse compartilhamento foi um problema diagnosticado pela rede social, pois além de se tratar de um período em que os eleitores se informam antes votar, a falta de credibilidade gerou polêmicas entre os candidatos. Por isso, essa ferramenta está sendo expandida para Alemanha, para que este alerta seja implementado a tempo das campanhas começarem no país.

Os conteúdos serão identificados com uma pequena faixa de aviso na rede social, tanto para versão web quanto para os aplicativos nos celulares. O combate à desinformação é um trabalho árduo, pois muitas pessoas não têm o hábito de verificar as informações antes de compartilhá-las. A corrida para expandir esse serviço está apenas no começo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s