Prévia do futuro

Responsável por uma das áreas-chave do Facebook, David Marcus destaca que os projetos voltados para a inteligência artificial ainda estão em sua infância

O aplicatsamsung-facebookivo Facebook Messenger, que já possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo, oferece recursos para que empresas e marcas criem ‘bots’, ou sistemas automatizados de respostas que usam a inteligência artificial. Em entrevista à revista Exame, David Marcus, um dos responsáveis pela implantação do sistema, aposta no poderio deste novo modelo que, segundo ele, ainda “é uma criança que não chegou a adolescência”.

“As pessoas têm baixado cada vez menos aplicativos. Elas passam cerca de 80% do tempo usando aplicativos que vêm instalados no smartphone. Uma interação com sistemas automatizados de respostas que usam inteligência artificial dentro do aplicativo de mensagens pode ser uma experiência muito melhor”, diz ele. “As mensagens serão a próxima plataforma”.

Algumas empresas, como a CNN e o UFC, já disponibilizam essa possibilidade para seus seguidores. Marcus reforça que um sistema intitulado ‘M’ ainda está em fase de testes, mas a tendência é que seja implantado o quanto antes para que o Facebook esteja sempre à frente.

“O primeiro objetivo é usar humanos para ajudar a inteligência artificial a aprender. Quando digo em anos, quero dizer pessoas que chamamos de treinadores. Se o sistema não tem uma resposta automática, os treinadores recebem pedidos dos usuários e fazem tudo manualmente. Com o tempo, a inteligência artificial vai assumindo o trabalho, até que haja confiança para que as respostas dos computadores sejam corretas”, lembra.

O especialista acredita que hoje a inteligência artificial “é uma criança que ainda não chegou à adolescência”, e reitera que um dos intuitos é transferir esses avanços para a plataforma do Messenger, mas que é preciso ser capaz de entender as intenções e o sentido do que busca o usuário.

Tudo isso, de fato, é uma prévia do que nos espera no futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s