José Roberto Colnaghi, da Greenplac, recebe prêmio da Fiems
José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração da Asperbras, recebeu, na segunda-feira (16), o prêmio Gran Colar do Mérito Industrial. A cerimônia foi realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). O evento fez parte das comemorações de 40 anos da criação da Fiems (Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul). O presidente Sérgio Longen e os demais diretores do Sistema Indústria no Estado entregaram as honrarias para as personalidades que se destacaram e continuam a se destacar no fomento do setor industrial no Mato Grosso do Sul.
O empresário José Roberto Colnaghi foi premiado pela instalação da Greenplac no município de Água Clara (MS), de apenas 15 mil habitantes. A empresa gerou um grande desenvolvimento para a região, gerando empregos e movimentando o mercado habitacional.
Na avaliação de José Roberto Colnaghi, esse reconhecimento é muito gratificante. “Para a minha carreira, eu fico muito feliz, porque é uma empresa de porte muito grande e que transformou a cidade de Água Clara, que era pautada pela agropecuária e agora começou a se desenvolver industrialmente”, destacou.
Linha de produção
Já faz um ano que a GreenPlac abriu oficialmente as portas. Instalada no município de Água Clara (MS), de apenas 15 mil habitantes, a empresa mudou a vida da cidade e se tornou o mais novo player brasileiro do segmento.
Neste início de atividades, a empresa já concluiu a meta de produzir 250 mil metros cúbicos de MDF por ano. Nas etapas seguintes, a companhia pretende instalar uma nova linha de produção, com o intuito de produzir entre 600 mil e 700 mil metros cúbicos do produto.
A nova linha será incorporada à fábrica sem necessidade de obras de ampliação. A construção da unidade já contemplava a introdução de mais duas linhas produtivas, distribuídas entre a aquisição de maquinário importado da Alemanha, plantio de 12 mil hectares de eucalipto, contratação e formação de equipes altamente especializadas.
A empresa está implantando uma unidade de produção de resina, uma das principais matérias primas do MDF que vai aprimorar ainda mais a qualidade e produtividade da Greenplac.
GreenPlac investe na formação de pessoas
Atualmente, a GreenPlac emprega 400 colaboradores diretos, mas seu impacto na cadeia produtiva envolve também cerca de 500 empregos indiretos. A empresa atingiu rapidamente uma performance de produção com boa aceitação no mercado devido a qualidade do produto atual além de um planejamento criterioso.
Destacam-se no processo a contratação, técnicos e engenheiros de diversas especialidades com muita experiência no segmento. Além disso, a companhia promoveu, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) o curso “Operador de Produção”, que contemplou cinco meses de aulas teóricas e dois meses de prática no ambiente industrial.
Sustentabilidade na produção de energia
A GreenPlac foi idealizada para funcionar a partir do uso do eucalipto de florestas plantadas pelo próprio grupo, em uma iniciativa que preserva o ambiente. A energia utilizada em seu processo produtivo também passou pelas preocupações da empresa. Simultaneamente ao início das atividades da fábrica, a Asperbras instalou uma usina termelétrica de biomassa em Guarapuava (PR).
A unidade funciona a partir da queima de rejeitos da indústria madeireira da região. A energia limpa obtida nesse processo equivale ao que é utilizado na produção de MDF. A venda da eletricidade, no Paraná, permite à empresa contratar, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para o funcionamento da indústria.
Vale ressaltar que a empresa está em vias de obter a certificação FSC, selo verde mais reconhecido no mundo e emitido pelo Forest Stewardship Council. Ele garante que a madeira utilizada é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada.
Além disso, a GreenPlac também já adiantou as tratativas para emissão do certificado CARB (California Air Resources Board), uma exigência para exportação para os Estados Unidos, que é concedido às empresas que atendem aos padrões de sustentabilidade durante o processo produtivo de painéis de madeira. Portanto, um dos principais objetivos é comprovar a baixa emissão de formaldeído.
Pingback: Fábrica de resina da Greenplac começa a operar - Inteligência e Inovação
Pingback: Grupo Asperbras traz inovação e tecnologia para a 32ª Coopavel - Inteligência e Inovação