BodyO faz relatórios médicos completos em minutos

A partir deste mês de fevereiro, alguns hospitais, shoppings, academias e até mesmo supermercados dos Emirados Árabes Unidos terão cápsulas médicas de Inteligência Artificial que podem ajudar a diagnosticar problemas de saúde em menos de dez minutos.

Trabalhando como scanners de corpo inteiro, as máquinas de inteligência artificial da BodyO monitoram uma longa lista de sinais vitais, incluindo açúcar no sangue, altura, peso e massa corporal.

A cabine foi idealizada pela cientista esportiva francesa Patrice Coutard, que, como chefe de desempenho e adequação da equipe nacional de futebol dos Emirados Árabes Unidos, fez questão de monitorar e melhorar a resistência e a saúde geral de seus jogadores.

O CEO da BodyO, Tariq Hussain, explica que, uma vez que o usuário tenha suas informações vitais avaliadas, os resultados são armazenados em uma nuvem de dados que pode ser facilmente compartilhada com os profissionais de saúde.

“Os dados podem ser enviados – com o consentimento do usuário – para um hospital ou clínica, onde eles podem monitorar isso e depois trazê-los antes que isso se torne uma condição mais séria”, explica Hussain.

Startup de tecnologia

BodyO é uma startup de tecnologia que foi selecionada pela Dubai Future Foundation para seu programa de aceleração em uma iniciativa da Dubai Health Authority , onde mais de 650 empresas participaram para criar soluções relacionadas à saúde. A BodyO fabricou cabines com Inteligência Artificial que realizam a varredura corporal autônoma dos pacientes .

Este scanner obtém o nível de açúcar no sangue, pressão arterial, composição corporal (massa gorda, massa muscular, hidratação, altura e peso) e os compartilha com hospitais e instituições médicas, facilitando a realização do check-up por sua localização: espaços públicos, centros comerciais, ginásios.

A ideia não é apenas informar, mas também engajar seus usuários a cuidar de seu estado físico.

Obesidade e diabetes

A Organização Mundial da Saúde estima que até 73% dos homens e mulheres nos Emirados estão acima do peso ou obesos. Isso coloca o país entre os cinco primeiros no ranking mundial de obesidade.

“Sessenta por cento da população dos Emirados Árabes Unidos é obesa, e as doenças cardíacas crônicas e o diabetes estão atingindo níveis quase epidêmicos em escala global, mas com esses testes simples e não invasivos, os usuários agora podem receber as informações necessárias para monitorar esses níveis, permitindo que sejam notificados o mais cedo possível, caso seja necessário tomar medidas”, explica  Tariq Hussain, CEO de BodyO.

Inteligência Artificial entra em jogo quando esta informação também é usada pelo BodyO para oferecer serviços preventivos aos seus clientes através de um aplicativo móvel. Além de oferecer aos seus usuários acesso aos seus dados, também possui programas de fitness, saúde e nutrição criados individualmente com dados do usuário . O custo é de US $ 9,99 por mês.

 

Internacionalização

Com o aguardado lançamento nos Emirados Árabes este mês, Bodyo também tem planos ambiciosos de expansão para a Europa, os Estados Unidos e a Ásia até 2023.

“As tarifas que entramos são atraentes, não apenas para grandes corporações, mas também permitem que pequenas corporações como academias se envolvam”, diz Hussain.

Com informações da Euronews, BodyO e agências internacionais

https://www.youtube.com/watch?v=2A2CI_IR-Gk