Empresa francesa lança trem com emissão zero que é movido a hidrogênio
O trem será implantado na Alemanha até dezembro de 2017 e promete revolucionar o transporte de pessoas no mundo
Foi apresentado na feira InnoTrans em Berlim, na Alemanha, o Coradia iLint – o primeiro trem elétrico do mundo alimentado somente por hidrogênio, voltado para o transporte de pessoas. A companhia francesa Alstom, responsável pelo invento, levou cerca de dois anos para desenvolver um projeto que oferece uma alternativa de transporte que não emite gases de efeito estufa. Devido à preocupação cada vez maior em reduzir a emissão de gases, empresas como a Alstom vêm apresentando alternativas possíveis de utilizar energia limpa para um futuro com meios de transporte que provoquem menos impactos em nosso planeta.
Alguns trens cargueiros com características parecidas ao Coradia já foram desenvolvidos ao longo dos últimos anos, porém este é o primeiro do mundo voltado para o transporte de pessoas. O trem elétrico, com capacidade para mais de 300 passageiros, é equipado com um tanque de combustível de hidrogênio em seu telhado que alimenta a célula de combustível para gerar eletricidade, e que, quando cheio, pode percorrer entre 600 a 800 quilômetros com uma velocidade de 140km/h.
“A Alstom tem o orgulho de lançar uma inovação no campo do transporte limpo que irá completar a sua gama de comboios regionais”, disse o presidente e CEO da Alstom, Henri Poupart-Lafarge, em um comunicado. “Isso mostra a nossa capacidade de trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes e desenvolver um trem em apenas dois anos.”, finaliza ele. O Coradia iLint será implantado na Alemanha até dezembro de 2017, na linha que vai da cidade de Buxtehude à Cuxhaven, passando por Bremervörde e Bremerhaven.
Fonte: Engenhariae.com