O trem será implantado na Alemanha até dezembro de 2017 e promete revolucionar o transporte de pessoas no mundo

Foi apresentado na feira InnoTrans em Berlim, na Alemanha, o Coradia iLint – o primeiro trem elétrico do mundo alimentado somente por hidrogênio, voltado para o transporte de pessoas. A companhia francesa Alstom, responsável pelo invento, levou cerca de dois anos para desenvolver um projeto que oferece uma alternativa de transporte que não emite gases de efeito estufa. Devido à preocupação cada vez maior em reduzir a emissão de gases, empresas como a Alstom vêm apresentando alternativas possíveis de utilizar energia limpa para um futuro com meios de transporte que provoquem menos impactos em nosso planeta.

alemanha-onibus-hidrogenio-696x450Alguns trens cargueiros com características parecidas ao Coradia já foram desenvolvidos ao longo dos últimos anos, porém este é o primeiro do mundo voltado para o transporte de pessoas. O trem elétrico, com capacidade para mais de 300 passageiros, é equipado com um tanque de combustível de hidrogênio em seu telhado que alimenta a célula de combustível para gerar eletricidade, e que, quando cheio, pode percorrer entre 600 a 800 quilômetros com uma velocidade de 140km/h.

“A Alstom tem o orgulho de lançar uma inovação no campo do transporte limpo que irá completar a sua gama de comboios regionais”, disse o presidente e CEO da Alstom, Henri Poupart-Lafarge, em um comunicado. “Isso mostra a nossa capacidade de trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes e desenvolver um trem em apenas dois anos.”, finaliza ele. O Coradia iLint será implantado na Alemanha até dezembro de 2017, na linha que vai da cidade de Buxtehude à Cuxhaven, passando por Bremervörde e Bremerhaven.

Fonte: Engenhariae.com