Aplicativos monitoram ciclo hormonal e ajudam mulheres a entender melhor seus corpos e suas fases

Já é possível monitorar o ciclo menstrual pelo celular. A tecnologia está ajudando mulheres a entender melhor seus corpos e suas fases. Listamos, aqui, os cinco melhores aplicativos gratuitos à disposição delas para download em Andoid e iOS.

Muitas mulheres aprenderam a contar o ciclo menstrual de 28 dias em 28 dias e nem sempre é assim. Há mulheres que menstruam a cada 25, 21 dias e as que passam por isso até duas vezes ao mês. Mas o ciclo menstrual não se resume somente ao período pré (TPM) e durante a menstruação: ele dura o mês todo, todos os dias de nossas vidas. É por isso que há dias em que a mulher se sente desanimada, com aquela preguicinha e há dias em que sua energia está a todo vapor. Estas reações se repetem todos os meses, a menos que você esteja com alguma disfunção hormonal. Neste caso, não hesite em procurar ajuda profissional.

Ciclo menstrual na palma da mão (para Android e iOS)

  1. Clue

Um dos apps mais utilizados atualmente, o Clue disponibiliza duas versões para visualização do calendário com ilustrações que indicam o período do ciclo, além de dar opções de inserção do volume do fluxo menstrual, nível de oleosidade da pele, sintomas e emoções, entre outras opções, deixando tudo registrado para os próximos meses.

  1. Period Calendar

Este aplicativo tem uma interface bem simples e é muito fácil inserir todas as informações que você precisa para realmente conhecer os sinais do seu corpo. Ele ainda informa quanto tempo dura seu ciclo menstrual (intervalo entre uma menstruação e outra), além de ter a opção de monitorar outros dados (se você teve relações, se foi protegida ou não e a frequência em que você toma pílula). Para quem deseja evitar gravidez ou viver este momento, o app também indica as melhores datas para fertilização e ovulação.

  1. Maia

Bem parecido com o Clue, o Maia tem um design mais colorido, com um apelo mais teen. Cada dia do calendário ganha uma cor diferente para guiar com maior praticidade seu período hormonal. Assim como no Period Calendar, ele também dá a opção de marcar suas emoções e sintomas diariamente.

  1. Sai Cólica

Este também disponibiliza todas as funções dos apps mencionados anteriormente, só que com um diferencial bem relaxante: nele você encontra joguinhos que se relacionam com tudo o que envolve os desejos e dissabores da TPM: doces e humor, por exemplo. A intenção é  distrair e fazer a mulher esquecer da cólica.

  1. Glow

Além de registrar suas dores, emoções, duração do ciclo, aspecto do corrimento e todas os benefícios dos demais apps, o Glow permite que você adicione amigas. Chamada “Parceiras de ciclo”, esta aba do app funciona como uma rede social na qual você pode publicar na timeline e ver o que as outras meninas publicam, além de poder comentar, curtir, interagir.

Com informações da Capricho.