Investimento e cumplicidade: Asperbras e Flora Tietê revolucionam projeto na área sustentável

 

A mentalidade dentro das empresas mudou com o passar dos anos, e atualmente as marcas que pensam à frente entendem que não existe desenvolvimento e lucro sem responsabilidade com o futuro, o que inclui a necessidade de proteger os recursos naturais e buscar alternativas para uma equação favorável ao meio ambiente. E, neste ponto, a Asperbras colhe os frutos da parceria estabelecida com o projeto Flora-Tietê, desde o seu início em 1986.

A influência da presença da empresa de Penápolis é considera benéfica para o projeto, já que o apoio logístico e o porte da Asperbras, reconhecida internacionalmente, deram força ao Flora Tietê, além de ter papel fundamental na política da ONG influindo nos rumos adotados, direcionando para a realização de ações sustentáveis.

As principais fontes de recurso, para que a ONG credenciada pelo IBAMA e pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo siga com o foco no trabalho para a recuperação das florestas e da colaboração na construção do desenvolvimento sustentável da sociedade, são: arrecadação da Reposição Florestal Obrigatória (Lei Estadual 10.780/01), comercialização de mudas e prestação de serviços.

Coordenador do projeto, José Borges Campos lembra que o histórico bem sucedido é reflexo de inúmeras bases de sustentação, incluindo a parceria com a Asperbras. “As parcerias firmadas são de suma importância para o desenvolvimento dos nossos projetos e consecução de nossos objetivos, com apoio logístico e também financeiro e nos auxiliando na abertura de novos horizontes, formando um sólido alicerce, base de qualquer empresa estruturada, sem as quais nossos projetos se tornariam inviáveis”, disse em tom de reflexão.

Inserida no contexto da sustentabilidade desde a fundação do Projeto da Flora Tietê, a Asperbras exerceu papel relevante para o sucesso do projeto, não apenas pelo investimento como também pela dimensão que a empresa adquiriu com o passar dos anos. Tanto assim que em 2003, foi inaugurado também um espaço de Educação Ambiental que já recebeu ao todo 40 mil crianças. Todas orientadas sobre as formas adequadas de preservação e recuperação de áreas degradadas.

Segundo Borges, todo o histórico é tido como revolucionário, já que a parceria foi iniciada em meados dos anos 80, quando a visibilidade e a exposição dos problemas que afetavam o meio ambiente ainda não eram notados e divulgados de forma massiva, como atualmente. Ainda assim, as ações voltadas para o tema sofrem com a falta de interesse em diversos segmentos. “Muitas empresas visam apenas lucro e deixam em segundo, terceiro plano ou simplesmente esquecem a importância de investir no meio ambiente e apoiar projetos sustentáveis que somente trarão benefícios para a imagem e visão da empresa dentro do mercado e também para a população”, lembrou ele.

De acordo com o Coordenador da Flora Tietê, há dificuldade em perceber como é fácil iniciar a transição de um cenário não sustentável para um sustentável na empresa, mas a dificuldade vai além. “A baixa disponibilidade financeira, ainda com um cenário instável em nossa economia, e a falta de incentivo governamental para os investimentos adequados também se torna um limitador, bem como um conjunto de normas e leis claras e rigorosas para que as empresas possam planejar seus investimentos no setor. Todos esses fatores também influenciam na iniciativa de gerar um ambiente adequado e sustentável, mas a Asperbras fugiu à regra”, finalizou.

Entre os resultados obtidos da parceria Asperbras – Flora Tietê, estão:

• Minimizar a destruição dos fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado;

• Plantio de 26 milhões de pés de eucaliptos, que servem de energia para movimentação das industrias, notadamente cerâmicas, olarias, entre outras, e 11 milhões de árvores nativas com benefícios ao meio ambiente e a qualidade de vida;

• Através da preservação, gerar renda e ajudar na fixação e crescimento do homem no campo;

• Fundação de um parque de Educação Ambiental, em 2003, por onde já passaram mais de 40 mil crianças, que receberam orientação educacional ambiental sobre preservação e recuperação de áreas degradadas.

O que é a Asperbras?

A Asperbras foi criada na década de 1980, oriunda de uma pequena revenda familiar de implementos agrícolas. Hoje está presente no Brasil, Congo-Brazzaville, Angola, Áustria, Uruguay e Portugal, sendo um grupo multidisciplinar que desenvolve projetos globais de comércio, tecnologia e industrialização.

Por princípio o Grupo Asperbras, acredita que suas maiores obras e seus melhores empreendimentos são aqueles que contribuem para melhorar a vida das pessoas e levar desenvolvimento econômico e social aos países onde está presente. É assim que pensa e faz no continente africano por meio de dezenas de programas e projetos como o que leva água de qualidade para milhares de pessoas nas regiões mais remotas, o da implantação de grandes e modernos complexos industriais e o planejamento e construção de hospitais gerais e centros de atendimento à saúde de grande porte.

O Grupo atua em diversos segmentos da economia, da infraestrutura à tecnologia e emprega cerca de 5.000 pessoas pelo mundo. Suas expertises são:

·         Programas de atendimento à Saúde

·         Tecnologia industrial

·         Indústria de PVC e Rotomoldagem

·         Agronegócio e sustentabilidade

·         Concessionária MAN-Volkswagen de ônibus e caminhões

·         Empreendimentos imobiliários

·         Geologia e mineração

·         Empreendimentos Imobiliários

·         Indústria de Alimentos

·         Setor de Painéis de Madeira Certificada.

O que é a Flora Tietê?

Fundada em agosto de 1986, a FLORA TIETÊ Associação de Recuperação Florestal é uma organização não-governamental formada por consumidores de matéria prima florestal, ambientalistas e profissionais que se uniram para trabalhar na recuperação das nossas florestas e colaborar na construção do desenvolvimento sustentável da sociedade.

A ONG é credenciada pelo IBAMA e pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo para o recolhimento da Taxa Obrigatória de Reposição Florestal, uma poderosa ferramenta contra o desmatamento, pois, ela exige que produtores e empresários cumpram seu papel ao reverter o possível impacto que suas atividades possam causar ao meio ambiente. Hoje, atua em mais de 174 municípios Paulo e conta com dois viveiros de mudas, localizados nos municípios de Penápolis e São José do Rio Preto. Já foram plantadas mais de 31 milhões de mudas viáveis – mudas que se transformaram em árvores de 130 espécies diferentes, todas nativas do Brasil-, um número recorde para os padrões brasileiros. As mudas produzidas são utilizadas na recuperação de matas ciliares, na manutenção de fragmentos florestais e em projetos de repovoamento de áreas degradadas. Em conjunto, os dois viveiros de mudas são capazes de produzir quatro milhões de mudas por ano, o que torna a FLORA TIETÊ um dos maiores viveiros particulares do Estado de São Paulo.

Desde sua criação a FLORA TIETÊ oferece soluções para empresas que precisam reflorestar, mas encontravam dificuldades em viabilizar a atividade por agirem isoladamente. Além disso, a ONG produz as mudas, fornece o projeto e a assistência técnica totalmente gratuita aos produtores rurais interessados no plantio de mudas de rápido crescimento. Com a Flora Tietê é possível participar do programa de reflorestamento gratuito. A quantidade de mudas doadas por empresa deve atender um mínimo de seis mil mudas e um máximo de 50 mil. As espécies nativas utilizadas e a quantidade referente a cada espécie devem obedecer às resoluções Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. A empresa ou propriedade rural que participa do Projeto de Doação de Mudas da Flora Tietê recebe, gratuitamente, um plano técnico elaborado por nossos profissionais com fotos, mapas e croquis da área a ser reflorestada. A ONG conta com profissionais como engenheiro florestal, técnicos agrícolas e de meio ambiente com vasta experiência na produção e execução de reflorestamentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s