Câncer de rim atinge duas vezes mais homens que mulheres
Tema será debatido com pacientes e especialistas no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Rim, 21 de junho, em simpósio promovido pelo Instituto Oncoguia
Junho é o mês de conscientização do câncer de rim, um dos 10 tipos de câncer mais comuns entre homens e mulheres. Esse tipo de tumor virou notícia recentemente quando a personagem Adriana, interpretada pela atriz Julia Dalavia, teve câncer de rim na novela “Do Outro Lado do Paraíso”, da TV Globo. No entanto, o tema ainda é pouco discutido. Por isso, o Instituto Oncoguia realiza um evento para tratar dos desafios e avanços na área: Simpósio “A Jornada do Paciente com Câncer de Rim”, que acontece em São Paulo, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Rim, lembrado em 21 de junho, e que reunirá pacientes e especialistas no assunto.
Segundo dados da American Cancer Society, o câncer de rim é aproximadamente duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Os homens são mais propensos a serem fumantes e têm maior probabilidade de exposição a produtos químicos cancerígenos no trabalho, o que pode explicar parte da diferença. Entre outros fatores que também podem ser considerados de risco estão obesidade, histórico familiar, idade (média de diagnóstico é de 64 anos) e doença renal avançada, especialmente aquelas que necessitam de diálise. A hipertensão também é um importante fator de risco.
Alguns dos sintomas apontados por especialistas são dor lombar de um lado, presença de um caroço na lateral ou na parte inferior das costas, fadiga, perda de apetite, perda de peso, febre e anemia. Tais sintomas são frequentemente desconsiderados ou podem ser atribuídos a outros problemas de saúde, o que dificulta o diagnóstico. O importante é consultar um médico para que a causa possa ser avaliada, diagnosticada e tratada.
“Vamos discutir questões fundamentais, das dificuldades para um diagnóstico precoce, novidades de tratamento até caminhos para ampliar a conscientização sobre esse tipo de câncer. E também abordaremos de que forma se pode atuar para superar barreiras de acesso a novos e velhos tratamentos, seja no SUS ou nos planos de saúde”, destaca Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.
Serviço:
Dia: 21/06/2018
Local: Eretz.bio
Endereço: Rua Madre Cabrini, 462 – Vila Mariana
Horário: das 13h às 18h
Inscrição: gratuita pelo site http://bit.ly/SimposioCancerDeRim
Sobre o Instituto Oncoguia
O Instituto Oncoguia é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2009. Tem como missão ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de ações de educação, conscientização, apoio e defesa dos direitos dos pacientes.
E-mail: institutooncoguia@oncoguia.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/oncoguia/
Canal Ligue Câncer: 0800 773 1666
Informações para a imprensa
Gabriela Scheinberg – gabileder@gmail.com – (11) 98111-9294
4.5
5