Inovações

Empresa britânica propõe senhas de banco com emojis

App-Screens-Perspective-MockUp_cPara quem adora usar emojis nas redes sociais, o novo padrão de senhas sugerido pela Intelligent Environments pode ser uma forma divertida de acessar sua conta no banco. A empresa, focada em softwares para serviços financeiros, apresentou o projeto Emoji Passcode como uma alternativa às senhas numéricas de bancos para acesso digital. Ao invés de escolher uma combinação de quatro números de 0 a 9, os usuários poderão escolher uma combinação de quatro emojis entre as 44 opções.

Segundo David Webber, executivo da empresa, a alternativa é mais segura, já que as combinações possíveis entre emojis são muito maiores do que as numéricas, dificultando o trabalho de hackers. Além disso, o cérebro humano parece ter maior facilidade de memorizar imagens do que letras e números. A sugestão dos criadores é que os usuários criem pequenas histórias para suas senhas, ilustradas pelos emojis.

A iniciativa tem como foco o público de 15-25 anos, buscando trazer um aspecto mais leve e divertido para o ambiente financeiro, além de facilitar o processo de memorização de senhas. Alguns contrapontos foram levantados por especialistas, como a possibilidade dos usuários escolherem as combinações mais fáceis, como os quatro primeiros emoji que aparecerem na lista. Por isso, a empresa realça também a possibilidade de uma segunda forma de autenticação.

Fonte: BBC Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *