A ferramenta também serve como substituto para quadro de avisos escolar

Um dos grandes problemas da saída escolar é o trânsito causado pela longa fila de pais à espera das crianças. Com esse problema em mente, a New Midia – empresa residente da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen – Cietec –, desenvolveu o Painel Saída de Alunos. Esse aplicativo para smartphones contém um mural digital integrado que avisa quando o carro dos pais ou responsáveis pela criança está próximo ao local.

Para utilizar a ferramenta, basta baixar o aplicativo no smartphone, definir a distância em que o aviso será enviado para a escola, habilitar o GPS no celular e, quando o veículo estiver se aproximando, o alerta será publicado automaticamente na TV ou painel digital instalado no colégio. Não é necessário nenhum tipo de interação. Assim, a criança já estará á espera do responsável na saída, acelerando o processo e diminuindo o trânsito.

O painel ainda serve para outras modalidades, tornando-se um substituto mais moderno do velho quadro de aviso. Nele é possível divulgar notícias da escola, assim como eventos ou outros conteúdos. Também serve para estabelecer uma interação maior com o corpo de alunos, os pais e responsáveis e professores.

“A ferramenta já foi implementada em colégios como o Marista Arquidiocesano e Jesus Maria José, em São Paulo, e Ápice Eleva, em Jundiaí, que estão conseguindo mais agilidade na saída dos alunos e redução do trânsito”, afirmou Sandra Janostiac, fundadora da New Midia à Agência USP de Inovação, em entrevista para a FAPESP.