Belém e Manaus desligam sinal analógico e aderem à TV digital

Belém e Manaus desligam sinal analógico e aderem à TV digital
Rio de Janeiro – O presidente da Anatel, Juarez Quadros entrega kit para instalação de TV digital de número 700 mil no Rio de Janeiro (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Mais de 1.300 cidades brasileiras já abandonaram as transmissões por antena convencional

Belém (PA) e Manaus (AM)  desligam sinal analógico e aderem à TV digital. O sinal analógico será abolido nessas capitais em 30 de maio de 2018. Mais de 1.300 cidades brasileiras que dispõem de HDTV deixaram de transmitir por antenas convencionais. A mudança, anunciada pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, atinge  várias cidades do Amazonas e no Pará, na Região Norte.

No Amazonas o sinal sai do ar em Manaus e nos municípios de Careiro da Várzea e Iranduba. No Pará o fim foi anunciado para a capital, Belém, e mais 11 municípios: Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bujaru, Cachoeira do Arari, Colares, Marituba, Ponta de Pedras, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará e Santo Antônio do Tauá.

 Teresina
Além de Belém e Manaus, a região metropolitana de Teresina terá o sinal analógico de TV desligado em 30 de maio, informou a Anatel.

Iniciado em fevereiro de 2016, em Rio Verde (GO), o desligamento do sinal analógico de TV já ocorreu em 1300 cidades, sendo 13 capitais. A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) informa que a mudança só ocorre quando o sinal digital atinge, ao menos, 93% dos domicílios daquele município. Há, no entanto, uma margem de erro de três pontos percentuais.

De acordo com a Anatel, com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e Internet 4G no Brasil.

O que fazer?

Quem tem TV analógica vai precisar ter um conversor e uma antena digital para continuar a ver as imagens. A Empresa Administradora da Digitalização distribui kits gratuitos, com antena e conversor, aos beneficiários inscritos no Cadastro Único, que participam de programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica.

 

(com informações da Agência Brasil)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *