Carlos Alberto Cidade, executivo da indústria de defesa, foi um dos primeiros agraciados com a medalha da Ordem Nacional Barão de Mauá.  Criada em outubro de 2018, a comenda homenageia pessoas que deram contribuição relevante à indústria, comércio exterior e serviços do país. O segmento no qual Cidade atua é um dos que mais investe no desenvolvimento tecnológico e que tradicionalmente tem peso nas exportações brasileiras.

Nascido em Uruguaiana (RS), Cidade construiu sua vida profissional em Santa Maria, onde se formou em Direito pela Universidade Federal. Ele tem forte interlocução junto ao Congresso Nacional, em Brasília, onde contribuiu para a modernização do arcabouço legal relativo à propriedade industrial do Brasil. Atualmente é diretor da fabricante de armamentos AVIBRAS, de São José dos Campos (SP), e também da ABIMDE, associação das indústrias do setor.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, realizada em 12 de dezembro, Cidade recebeu a comenda das mãos do presidente Michel Temer, juntamente com outras 58 personalidades que se destacaram no setor produtivo brasileiro.

Carlos Alberto Macedo Cidade responde atualmente pela Diretoria de Assuntos Corporativos da Avibras Indústria Aeroespacial S/A, onde coordena o relacionamento institucional da companhia junto à imprensa e o poder público. Essa atribuição envolve ainda um forte relacionamento com as Forças Armada.

Cidade já foi diretor de Relações Governamentais da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); diretor de Política Regulatória e Setorial da Oi; Gerente Executivo da COAL e Secretário Executivo do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Também atuou como Assessor Especial do Ministério da Integração Nacional e Assessor Técnico da Liderança do Governo no Senado Federal. Foi Chefe de Gabinete de Deputado Federal e Assessor da Liderança do PMDB na Assembleia Nacional Constituinte.

Atualmente, é Diretor da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança – ABIMDE e Diretor Tesoureiro da Associação Brasileira da Indústria Aeroespacial do Brasil – AIAB. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – ABRIG, entidade da qual integra o Conselho Superior. Ocupou a diretoria jurídica do Sindicato Nacional das Empresa de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessola – Sinditelebrasil e integrou o Conselho Fiscal da Associação Brasileira das Concesionárias de Telefonia Fixa – Abrafix e o Conselho Consultivo da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas – Telcomp.