Lojas já utilizam assistentes de voz para facilitar a experiência de compra

Assistentes de voz já fazem parte do dia a dia:  seja a Siri, da Apple ou a  Alexa, do Google, entre outros, a Inteligência Artificial têm conquistado cada vez mais espaço nos smartphones e nos lares das pessoas diariamente. Porém, apesar de ser muito popular, a AI ainda foi pouco explorada pelas redes de varejo e é aí que entra a empresa The Mars Agency, criadora do Smart Aisle, uma plataforma de AI para lojas.

Smart Aisle

Descrito como o primeiro assistente de voz para compras de varejo do mundo, o Smart Aisle tem uma premissa bem simples: fornecer aos consumidores ferramentas intuitivas para seleção de produtos, informação e suporte às compras. Tudo isso bem em frente às prateleiras, sem que o cliente precise sair em busca de ajuda.

Além de todas as funcionalidades, os clientes ainda podem interagir com o assistente de voz e ter as suas perguntas respondidas por ele.

Experiência personalizada

O sistema utilizado nos alto-falantes pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada estabelecimento e tem como objetivo aumentar o tráfego da loja, incentivar as vendas e a fidelidade do cliente, além de garantir uma experiência de compra cada vez melhor.

Na prática, o Smart Aisle atua como um vendedor, que oferece opiniões, dicas, sugestões e explicações sobre cada um dos produtos e ainda é capaz de sugerir presentes de acordo com a idade e as preferências das pessoas, tudo através de um alto-falante equipado com a Inteligência Artificial. A invenção, já a venda para o público, está sendo utilizada em diversos estabelecimentos nos Estados Unidos como a loja de bebidas Bottlerocket, em Nova York e em cinco unidades da rede BevMo!, também distribuidora de bebidas alcóolicas.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios