Mamãe Hi-Tech: oficina ajuda sua mãe a utilizar melhor o smartphone O coletivo Ada, que faz um trabalho de inclusão de mulheres no mundo digital, promove uma oficina de Dia das Mães para ajudá-las a aproveitar melhor os recursos de seus smartphones. Serão abordados temas como segurança na rede, fakenews, cuidados com vírus, como tirar print da tela, como liberar espaço da memória e “todas as dúvidas possíveis e imagináveis que elas tiverem”, diz Diana Assennato, uma das idealizadoras do projeto.

A programação começa com um brunch, seguido por uma palestra, com duração uma hora. Seu tema será justamente sobre as principais dificuldades identificadas pelas mulheres quando usam o smartphone. Ao final, haverá um bate-papo dividido em grupos, no qual todas as dúvidas serão sanadas individualmente.

Esta é a primeira edição da oficina que, inicialmente, pretendia-se direcionar para mulheres a partir dos 50 anos. Porém, após uma pesquisa promovida no perfil do Ada no  Instagram, surgiu a ideia de abrir o evento para mulheres de todas as idades, tendo em vista que elas lidam todo o dia com o mundo digital, mas não se reconhecem como pessoas envolvidas com a tecnologia.

Alternativa de presente para o dia das mães

Quem estiver com dúvidas sobre o que dar de presente para sua mãe, esta é uma boa sugestão. Como disse a digital influencer Jout Jout no último vídeo de seu canal, “precisamos proteger as nossas mães no meio digital! A quantidade de check-in que elas fazem a todo lugar, que entregam suas localizações, além do compartilhamento de fakenews e até de falsas vagas de emprego . Tudo isso cria uma troca de papéis: antes elas nos diziam para tomarmos cuidado sobre o que fazíamos nas redes; agora somos nós que precisamos alertá-las!”

A oficina acontecerá em 19 de maio, em São Paulo, das 10h às 13h., será na rua Amaro Cavalheiro, 138, Pinheiros. Custa R$ 130 e o reembolso, em caso de desistência, deve ser feito até sete dias antes do evento.

Mais informações podem ser obtidas no site de inscrição da oficina.