end_of_sitting_3-910x605Alguns escritórios são adeptos da ginastica laboral para manter a saúde dos funcionários, através de exercício físico, evitando o sedentarismo. O trabalho contínuo na mesma posição causa alguns problemas à saúde, principalmente quando se está sentado. O RAAAF, estúdio holandês, inovou. Criou um escritório em que é proibido sentar em cadeiras.

Segundo os criadores do projeto, um escritório tem que encontrar o equilíbrio entre fazer o funcionário se sentir em casa e aumentar a produtividade. Em vez de mesas e cadeiras, o espaço é preenchido com inclinados barreiras para inclinar-se. O conforto não é totalmente a meta. “Esta poderia ser mais suave, não há lugar para o meu copo de café. Há mil coisas que poderiam ser melhoradas, mas não é disso que se trata”, comenta Ronald Rietveld, sócio da RAAAF. “A coisa mais importante para nós é oferecer mais atividades e mais produtividade”, finaliza.

The End of Sitting”, ou “o fim do sentar” em tradução literal, era apenas uma rendição, uma peça de ficção projetada que nos provoca a reconsiderar a má postura. Mas o escritório foi realmente construído e está atualmente em uso em um espaço de arte em Amsterdã, onde um elenco rotativo de escritores, artistas, filósofos estão trabalhando no labirinto. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Groningen está à disposição para estudar todo o arranjo e emitir um relatório no próximo ano.

 

Fonte: Gizmodo