wifi-awareA Wi-Fi Alliance, empresa responsável por trazer a tecnologia do Wireless para o Brasil, anunciou o desenvolvimento da tecnologia Wi-Fi Aware, que permitirá a comunicação entre dispositivos sem conexão via internet ou redes celulares.

Com maior alcance que o Bluetooth, os aparelhos compatíveis poderão trocar informações entre si através de aplicativos, além de receber informações relevantes em determinados locais e momentos, como promoções de lojas próximas. O usuário poderá selecionar o tipo de informação que prefere receber.

No Facebook, por exemplo, o usuário poderá ser notificado caso algum amigo se encontre próximo a ele, com a possibilidade de troca de mensagens entre eles. Além disso, o Wi-Fi Aware permitirá a troca de arquivos com aparelhos próximos, recurso muito útil para shows, por exemplo, onde problemas de conexão são comuns devido a aglomerações.

Ainda não há previsão para a tecnologia chegar ao mercado, mas a empresa disponibilizou um vídeo com as possibilidades de utilização dessa novidade. Confira:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=xwSYPqqhTsQ]