A série Game of Thrones, inspirada nos livros do George R. R. Martin, retornou às telas após dois anos de pausa para sua oitava e última temporada no último domingo (14/4), e a estreia tem sido comentada em veículos ao redor do mundo. Com 17,4 milhões de espectadores em várias plataformas, de acordo com a Entertainment Weekly, a série se tornou a maior transmissão de TV do canal HBO em seus 46 anos de história.

 

Por conta do alto índice de mortes durante as sete temporadas do programa, as chances de que os personagens favoritos de muitos fãs da série não sobrevivam à batalha final dos Sete Reinos são grandes, o que deixa os espectadores cada vez mais curiosos para descobrir o final de Daenerys Targaryen, Jon Snow, Sansa Stark e toda Westeros.

 

Foi pensando nisso que estudantes da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, desenvolveram um aplicativo para prever quais personagens têm a maior chance de reivindicar o Trono de Ferro e sobreviver à ameaça dos White-Walkers, espécie de zumbis que ameaça todos os vivos na série.

 

O aplicativo utiliza a Inteligência Artificial para vasculhar a internet por informações sobre cada personagem e algoritmos para processar todos os dados coletados a fim de acessar as chances de sobrevivência de cada um.

 

O site foi chamado de “A Song of Ice and Data“, uma brincadeira com o título dos livros de George R. R. Martin “The Chronicles of Ice and Fire” (As Crônicas de Gelo e Fogo, no Brasil), e reúne informações como gênero e idade dos personagens de páginas Wiki sobre os livros e a série.

 

O site "A Song of Ice and Data" que prevê a sobrevivência dos personagens de Game of Thrones

O site “A Song of Ice and Data” que prevê a sobrevivência dos personagens de Game of Thrones

 

“Colocamos tudo isso juntos para treinar o algoritmo para nos dizer quando essa personagem vai morrer”, explica Christian Dallago, um dos estudantes envolvidos no desenvolvimento do algoritmo.

 

As chances de que o aplicativo revele o final da história são grandes. Ainda em 2016, um algoritmo desenvolvido por estudantes de Ciência da Computação na mesma universidade pouco antes da estreia da sexta parte da história, previu que Jon Snow, morto no fim da quinta temporada, ressuscitaria.

 

Se você é daqueles que não gosta de reviravoltas, basta acessar o site e conferir as chances de sobrevivência dos seus personagens favoritos. De acordo com “A Song of Ice and Data”, Daenerys Targaryen é a favorita para sobreviver ao Rei da Noite. Será que ela finalmente se sentará no Trono de Ferro? Façam suas apostas!

 

Fonte: Reuters; A Song Of Ice and Data