São Paulo ganha primeiro laboratório de inovação no varejo

Com investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – SCS/MDIC, o ProVa – Laboratório Brasileiro de Inovação do Varejo já está em funcionamento, com o objetivo de apoiar e promover atividades que fomentem o setor. São Paulo ganha primeiro laboratório de inovação no varejo.

Estruturado e gerenciado pela consultoria Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, consultoria especializada em inovação, o ProVa está localizado no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e, por dois anos, contará com áreas de coworking, ilhas de tecnologias, uma loja conceito, onde o varejista poderá vender seus produtos no shopping por um período determinado e mais de 100 atividades gratuitas. A expectativa é receber, nesse período, 10 mil tomadores de decisão do varejo.

O ProVa é uma aposta do governo para capacitar e recuperar o setor, que apresentou, em 2016, o pior ano de sua história: mais de 108 mil lojas fecharam as portas e 182 mil trabalhadores ficaram sem emprego, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em 2017, o comércio varejista brasileiro cresceu 2%, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A ideia de implantar um espaço de inovação dedicado ao varejo surgiu de uma demanda do setor produtivo diante da necessidade de atender o novo perfil do consumidor cada vez mais exigente e conectado”, explica Guto Ferreira, Presidente da ABDI.

“É isso que queremos, entregar algo que foi amplamente debatido com o setor. O comércio e o varejo precisam estar conectados com o que acontece no mundo. Acompanharei as atividades de perto e não tenho dúvidas de que teremos soluções inovadoras para setor”, acrescentou o Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, esteve presente no evento de inauguração do espaço.

Com informações ItForum.