Vencedora do The Venture em Nova York busca soluções sustentáveis para a moradia

A startup colombiana Conceptos Plásticos, criada por Oscar Mendéz, começou como uma empresa que oferecia soluções para o problema ambiental relacionado ao plástico e maneiras com que este poderia ser reaproveitado. A sócia da empresa, Isabel Cristina Gamez, preparou sua tese de mestrado com foco na transformação de plástico reciclado em elementos de construção. Foi assim que surgiu a ideia de unir forças e conhecimentos para a elaboração de uma iniciativa social e sustentável para a construção de casas a partir do plástico reciclado.

Em entrevista à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Oscar conta que um dos maiores desafios que tiveram durante este processo foi o de convencer as pessoas que o plástico, como matéria-prima reciclada, era confiável. “Um dos desafios mais importantes agora é educar as pessoas para que cuidem corretamente do seu lixo, separando todos os materiais. Para que os cidadãos tenham consciência de que, fazendo isso, estarão ajudando outros a terem moradia”, alerta o empreendedor.

Oscar Mendéz recebendo o prêmio do The Venture (Foto Divulgação)

Oscar Mendéz recebendo o prêmio do The Venture (Foto Divulgação)

A empresa ganhou o prêmio máximo do The Venture, concurso que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, que premia startups que estão criando mudanças positivas no mundo. Além de levar para casa o prêmio máximo de um milhão de dólares, vencer o concurso trouxe maior visibilidade para o negócio, e hoje, graças ao The Venture, a Conceptos Plástico conta com o apoio de grandes empresas produtoras e transformadoras de plástico.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios